segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Moção de Apoio (9)

O Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães, da Universidade de Brasília, torna público o seu apoio à ocupação da Reitoria da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, onde os estudantes estão em luta pela paridade. Sabemos que a ocupação se deu após a realização do Conselho Universitário onde a paridade não foi aprovada e que não foi permitida a entrada de estudantes para acompanhar a reunião e que alguns foram agredidos, fato muito parecido com o que ocorreu na UnB em 2005.

Recentemente conquistamos a paridade na UnB, e a LDB também serviu como justificativa para tentar impedir essa nossa vitória. No entanto, a Constituição garante Autonomia às Universidades, o que permite que exista a paridade.

Acreditamos não ser mais possível que a Universidade continue a impedir que os estudantes também decidam sobre seu futuro. A Universidade é importante demais para continuar nas mãos de poucos. Por isso nos somamos aos estudantes da UFMS na luta pela paridade nas suas eleições.

Há braços e eleições paritárias
Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães – UnB
Gestão Nada Será Como Antes (2007 – 2008)

Um comentário:

DCE UCS disse...

O Diretório Central de Estudantes da Univesidade de Caxias do Sul (DCE/UCS) solidariza-se com a luta dos estudantes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que ocupou o prédio da reitoria da universidade no dia 7 de agosto.

Acreditamos que a luta dos estudantes da UFMS é mais do que justa. A paridade nos processos
de escolha das chefias acadêmicas - incluíndo o Reitor e nas composições dos conselhos superiores, departamentais e de colegiados de curso é a demonstração de como o corpo discente está avançado na discussão pela democratização da universidade brasileira.

A mesma luta dos colegas da UFMS é a nossa luta. Nesse momento em que vocês ocupam a Reitoria numa ação de desagravo ao processo de deliberação totalmente antidemocrático conduzido pelo Conselho Universitário, nós estudantes da UCS estamos discutindo também a paridade em nossos conselho e nos processos de eleição para Reitor.

Queremos, nesse momento, muito mais do que solidarizar-mos com os colegas, congratula-los por essa ação que ajuda em nossa luta.

Sucesso à ocupação e boa luta pois ela é justa.

Diretório Central de Estudantes
Gestão Movimentação: Exija o Impossível
Universidade de Caxias do Sul - RS