quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Moção de Apoio (2)

A União Nacional dos Estudantes – UNE, vêm através desta nota, manifestar seu apoio à ocupação da reitoria pelos estudantes da UFMS em prol da democracia, da moralização e da ética no processo eleitoral para escolha do novo reitor. O ressurgimento do movimento estudantil forte na UFMS na luta pela paridade, contrasta com o aparente comodismo e a ausência de manifestações dos estudantes em outras épocas, mas não esconde a verdadeira insatisfação da comunidade acadêmica devido a falta de diálogo e várias as irregularidades realizadas na tentativa de golpe na escolha do próximo reitor.

A luta pela paridade ultrapassa o argumento jurídico, envolve o rompimento de uma estrutura viciada em busca de assegurar o livre exercício da cidadania de forma igualitária, ressaltando o art. 207 da constituição federal, que determina a autonomia universitária didático-cientí fica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial para universidades.

A mera argumentação jurídica é péssima para uma instituição pública de tradição democrática como a UFMS. Entendemos que aqueles que acusam a paridade de desrespeitar a lei na universidade, só o fazem por um motivo: evitar que se amplie os níveis de democracia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Hoje já são 25 Universidades Federais que optaram pelo sistema paritário em 2008. Isso indica que a lei existe contra vontade social, não podendo a comunidade acadêmica legitimar e assumir postura passiva diante da ociosidade do legislativo federal.

Eleições Paritárias Já!

União Nacional dos Estudantes

4 comentários:

Vinícius disse...

Eu não sou a favor da paridade! Eu sou a favor do VOTO UNIVERSAL!!!

Vitor Mariano disse...

A mmesma UNE que defendeu o REUNI...ahn...

Marcelo Arruda disse...

é. a mesma une, que junto a conlute, estiveram na Ocupação da UnB.

pode-se questionar como estiveram, mas estiveram.

Rony Marçal disse...

Olhem minha moção de apoio no

www.eventosms.blogspot.com