quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Moção de Apoio (13 )

Moção de Apoio

O Centro Acadêmico de Jornalismo da Unigran, Vitorino Prata Castelo Branco, vem por meio desta, expressar seu total apoio à ocupação legitima da reitoria da UFMS pelos estudantes. Por considerar um ataque aos direitos democráticos de um Estado Cível de Direito, o C.A presta toda sua solidariedade aos ocupantes que lutam pela democracia dentro da universidade através do voto Paritário para reitor, contratação de novos professores, por um debate ampliado sobre o Reuni e que lutam pela revogação da cobrança de taxas de serviços prestados pela universidade para os alunos.
Isso demonstra um grande fortalecimento do novo movimento estudantil que surge, um movimento que ocupa, um movimento coerente que quer ser ouvido, um movimento que deve se tornar unilateral e somar-se a todos os outros movimentos estudantis que ressurgem no Brasil.

“Sejamos realistas, exijamos o impossível” Maio 68

Marcos Santi
Presidente

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia companheiros,

Gostaria de iniciar meu comentário citando uma linda frase de um grande cúmplice da causa social, Ernesto Che Guevara, dizia ele: "(...) a universidade deve ser flexível... deve se pintar de negro, de índio, operário e camponês. Ou então ficar sem portas; para que o povo possa invadi-la e pintá-la com as cores que ele quiser".

Partindo desta premissa, parabenizo e conclamo mais estudantes a participar desta iniciativa intentada pelos acadêmicos da referida instituição de ensino. Além disso, reitero e parafraseio as palavras de Che e digo: Se a UFMS não abrir as portas para uma discussão saudável da política estudantil, que se faça por meio do suor e do sangue de vocês, homens e mulheres, que se lançam a busca de dias melhores na educação.

E por fim, deixo aqui relatos do que um dia foi à ditadura estudantil na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, onde não se podia votar igualmente, havia taxas até para ir ao banheiro e cotas era algo para o terceiro mundo, menos para o Brasil. Contudo, eles (o Estado, por intermédio dos administradores da instituição) não contavam com a mobilização dos estudantes e nos anos de 2001/2003 todas estas aberrações da natureza na política estudantil foram extirpadas do processo eleitoral daquela instituição, mas isso não foi da noite para o dia, precisou manifestar da mesma forma que vocês hoje fazem aí na UFMS. Naquela época e atualmente a UNEMAT é uma das únicas universidades públicas com um processo eleitoral e o ensino mais público e democrático do Brasil e, que isso sirva de exemplo para esta empreitada de vocês.

Com carinho:
Belgrano Anacleto de Souza
(Bacharel em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Bacharelando em Teologia, Pós-graduando em Direito Público e Funcionário Público do Estado de Mato Grosso).

http://www.caviarcompingadinho.
blogspot.com/

Comissão de Comunicação disse...

A comissão de Comunicação da ocupação em nome de todos os ocupantes e mobilizadores da luta pela democracia na UFMS agradece o apoio, Belgrano.

Continue lendo nossas vitórias!

A luta continua!