terça-feira, 19 de agosto de 2008

Estudantes da UFMS são repreendidos com violência durante protesto

O décimo terceiro dia de ocupação da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul se iniciou com mais um embate entre seguranças e acadêmicos. Alguns estudantes, participantes da ocupação, dificultavam o acesso de veículos pela entrada da reitoria. Os estudantes, com faixas de protesto e mordaças na boca, se posicionaram em frente ao portão. O fato provocou reações de violência por parte dos seguranças. Dois acadêmicos sofreram agressões com cassetetes de choque elétrico, quando os seguranças tentavam dissipar as ações de protesto.

O momento que impressionou dessa vez, foi o próprio reitor, Manoel Catarino Paes Peró, descer do seu veículo após ser parado pela barreira de estudantes e caminhar em direção ao prédio. Logo após deixar o veículo, o reitor empurrou alguns acadêmicos para passar do portão. No final trajeto até a entrada lateral da reitoria, Peró ameaçou dar um soco em um dos manifestantes após ter insultado os acadêmicos do grupo que o acompanhava.

O acesso à sala de atos, local onde são realizadas as reuniões do Conselho Máximo da universidade (Coun), mais uma vez esteve fechado para os estudantes e para a imprensa. A reunião foi transmitida por meio de um telão colocado na sala ao lado, ambiente ocupado pelos manifestantes. Em silêncio, os acadêmicos acompanharam as deliberações do conselho e protestavam quando a exibição de imagens da reunião era interrompida.

Ao final do Coun, os estudantes se aglomeraram em frente à saída lateral do prédio. Vaiavam quando alguns conselheiros contrários à paridade saiam. No momento em que Peró deixava o estacionamento, um manifestante jogou ovos contra o veículo do reitor. A comissão de ocupação declarou em nota que repudia tal atitude e considera que existe a possibilidade do ato ter sido praticado por pessoas não pertencentes ao movimento estudantil.

Depois que as manifestações se encerraram, um grupo de estudantes foi à delegacia da polícia civil prestar queixas contra os seguranças da instituição. Um rapaz e uma garota, com marcas dos choques elétricos pelo corpo, registraram um boletim de ocorrência no 5° Distrito da Polícia Civil de Campo Grande.

Cinco viaturas da polícia militar permaneceram em frente à reitoria durante toda a manhã. Quando questionados, os policiais informaram que estavam lá para garantir que nenhum crime fosse cometido. Os acadêmicos comunicaram que vão pedir informações à administração da universidade sobre o motivo da polícia ter sido acionada.

Kleomar Carneiro
Comissão de Comunicação
Ocupação UFMS

Nenhum comentário: